Categorias
Dicas

Truques para o hambúrguer perfeito!

Nos últimos anos, o amor coletivo e fascínio por hambúrgueres têm crescido incrivelmente. Junto com essa demanda, muitos restaurantes e lanchonetes têm incluído em seus menus uma oferta de hambúrgueres extremamente “gourmetizados” e caros, feitos com blends elaborados de carnes e complementos sofisticados.

O hambúrguer que era uma refeição simples e rápida, se tornou alvo da “gourmetização” e em alguns lugares chega a preços absurdos. Mas precisamos deixar claro uma questão: hambúrgueres são, e devem permanecer, uma comida simples e acessível a todos.

Esqueça a ideia de que você precisar ir em tal lanchonete para degustar o melhor hambúrguer da cidade. Siga as orientações a seguir e você poderá fazer na sua casa o melhor hambúrguer que já provou na sua vida!

Hamburguer
Hamburguer

Toda boa refeição começa com bons ingredientes, por isso compre carne de qualidade, não economize nesse quesito. Prefira comprar de um açougue confiável, se preocupe com a forma como os seus animais são criados e com frescor do produto que estão vendendo. Lembre-se sempre de pedir que a carne seja moída na hora, nunca compre carne já moída.

A proporção de carne e gordura pode variar de acordo com seu paladar, mas o ideal é uma porcentagem de 20 a 30% de gordura e o resto de carne. Nada de misturar ovos, alho, cebola ou qualquer outra coisa. Lembre-se: menos é mais.

Peso

Um hambúrguer super fino será em torno de 115g. Um regular, cerca de 150 a 180g. Se prefere algo um pouco mais robusto, modele hambúrgueres de 180 a 200g.

Pesando
Pesando

Modelando

Você não quer trabalhar demais sua carne, isso pode torná-la muito tenra e nada suculenta. No entanto, se você trabalhar de menos, sua carne vai se esfarelar e ficar quebradiça ao botar na grelha. Tente encontrar um meio termo. Molde em bolas, deixe-as bem uniforme antes de moldar elas em hambúrgueres. Se você não tem um modelador ou aro para fazer seu hambúrguer, use a tampa de um frasco para obter uma forma e tamanho uniforme.

Modelando
Modelando

Pressione o centro

Qualquer carne quando cozinha, tende a contrair-se. Para que isso não aconteça, e seu hambúrguer desapareça dentro do seu sanduíche, ao terminar de modelar pressione levemente o centro. Isso vai ajudar o hambúrguer a manter a forma durante o processo de cocção.

Pressione o centro
Pressione o centro

Temperando

Se tiver usando uma carne de boa procedência, não vai precisar de muito tempero além de sal e pimenta do reino moída. Nada de temperar a mistura da carne ou deixar o hambúrgueres previamente temperados, deixe para temperar no exato momento que colocar eles na grelha.

Preparando

Você pode utilizar a chapa ou fazer o seu hambúrguer na churrasqueira. Normalmente, discos de hambúrguer muito altos vão melhor na churrasqueira, enquanto os mais finos, na chapa (ou frigideira).

Para a chapa, limpe-a antes de cozinhar para evitar que a carne grude, mas não se preocupe, após a limpeza você não precisará de mais nada além de um fiozinho de óleo, já que a gordura da carne é suficiente. Lembre de não pressionar o hambúrguer para baixo com uma espátula enquanto ele grelha. Pode parecer legal, mas na verdade você está pressionando todo o suco delicioso para fora, então pare, nunca mais faça isso! Os seus hambúrgueres vão agradecer.

Para a churrasqueira, certifique que a brasa está bem quente e a grelha bem baixa, próxima ao calor. O ideal é que ela esteja entre 10cm a 15cm acima da fonte de calor. Essa forma de fazer hambúrguer é muito gostosa, pois você consegue ter um sabor defumado único, que só a brasa consegue proporcionar.

Receitas

Agora que você já sabe como preparar seu próprio hambúrguer, que tal testar algumas receitas em casa?

Hambúrguer Caseiro Cybercook

Esse hambúrguer tem um blend muito comum que é o de patinho com contrafilé moído. Fica super saboroso e é muito fácil para quem está começando!

Hambúrguer Caseiro Cybercook
Hambúrguer Caseiro Cybercook

Hambúrguer Bovino Light

Para quem não abre mão de hambúguer, mesmo estando na dieta!

Hambúrguer Bovino Light
Hambúrguer Bovino Light

Hambúrguer de Aveia

Apesar do nome, esse não é um hambúguer vegetariano! O hambúrguer leva aveia em sua carne e isso dá um sabor diferente e muito gostoso ao lanche!

Hambúrguer de Aveia
Hambúrguer de Aveia

Hambúrguer de Soja

Apesar de ensinarmos como fazer hambúrguer com carne, é importante lembrar que esse prato também tem uma versão vegetariana, saborosa e muito fácil de fazer. Experiemente essa receita e conheça novos sabores!

Hambúrguer de Soja
Hambúrguer de Soja

Hambúrguer de Frango com Alho

Hambúrguer não precisa ser somente de carne vermelha! Os princípios de preparo com o frango são os mesmo e o sabor também continua incrível!

Hambúrguer de Frango com Alho
Hambúrguer de Frango com Alho

Esperamos que essas dicas te ajudem na sua próxima hamburgada! Boa sorte, depois conte pra gente como foi, ok?